Tipo de projeto: Projeto executivo de terraplenagem e drenagem de águas pluviais
Cliente: Matec
Data: 2013
Sobre o empreendimento:
• Tipologia do empreendimento: Empreendimento comercial
• Área: aproximadamente 5.000 m².
Escopo:
O novo prédio da Embraer, com 5.000 m², será construído em um terreno com área total de 10.500 m2, e consiste em um galpão composto por um pavimento térreo, 1º andar e um pavimento técnico. Além destas edificações, fazem parte do escopo as vias de acesso e manobra no entorno do galpão.
As instalações de águas pluviais do galpão serão compostas por calhas metálicas na cobertura, que encaminharão a água captada até os tubos de queda de águas pluviais. A partir destes tubos de queda, as águas pluviais chegarão nas caixas de passagem no passeio do entorno do galpão, a partir dos quais, serão direcionadas para a rede de tubulações subterrâneas de escoamento de águas pluviais, até o deságue na rede existente.

• Projeto de Terraplenagem – projeto de terraplenagem contemplará o “Plano de Massas”, ou movimentação de terra, para implantação das ampliações indicadas.
• Projeto de Drenagem de Águas Pluviais – projeto executivo de drenagem de águas pluviais contempla as instalações de águas pluviais do galpão e a rede de drenagem superficial das áreas externas até a interligação com a rede existente.
Os projetos contemplam: memorial descritivo apresentando as características do sistema e detalhando os materiais e serviços para a execução da obra, memorial de cálculo, perfil longitudinal das tubulações de drenagem, detalhamento das interligações com as redes existentes, detalhamento geral para completo entendimento do projeto (calha, tubo de queda, caixa de passagem, boca de lobo, sarjetas, poço de visita, assentamento de tubulações, etc) e relação de materiais com as respectivas quantidades e especificações.