Tratamento e reúso de água, esgoto e efluentes
Projeto e implantação de sistemas de tratamento

A Sharewater projeta os mais diversos sistemas de tratamento de água, esgoto ou efluentes, visando tanto o aproveitamento ou reúso quanto apenas a adequação da qualidade da água para descarte em redes de coleta ou cursos d’água. Seus projetos são desenvolvidos através do uso de modernas ferramentas de simulação e dimensionamento e de modelagem em 3D, abrangendo todos os subsistemas hidráulicos e elétricos necessários. A implantação destes sistemas pode se dar através de diversos modelos de contrato:

  • Fornecimento de consultoria, projetos de concepção, básicos ou executivos e acompanhamento de obras.
  • Soluções turn-key, que incluem não só os projetos, mas também toda a execução do sistema e o comissionamento do mesmo, que é entregue ao cliente pronto para uso.
  • Regimes de B.O.T. (build, operate and transfer, ou seja, execução, operação e transferência da tecnologia ao final do contrato) onde a Sharewater realiza todo o investimento necessário para os projetos, execução e operação, sendo o cliente responsável apenas pelo fornecimento do espaço necessário à estação e pelo pagamento pela sua operação de forma proporcional ao volume de água tratada.

Esgoto

Estações de tratamento de esgoto podem servir tanto para a adequação da qualidade do efluente para o seu descarte como também para o reúso da água tratada. O reúso, em especial, proporciona grande economia, tanto através da substituição do uso de água potável em processos que não a exigem, como com a diminuição do descarte de esgoto para as redes coletoras, que é cobrado pelas empresas de serviços públicos de água e esgoto. Os sistemas de tratamento de esgoto e reúso são especialmente indicados aos empreendimentos que possuem uma alta e constante geração de esgoto e que apresentam um elevado consumo em fins que não necessitam de água potável, como descargas sanitárias, irrigação, lavagem de pisos, sistemas de ar condicionado e os mais diversos processos industriais, entre outros.

Água cinza

Estações de tratamento de água cinza e reúso possuem benefícios similares às estações de tratamento de esgoto. Sua particularidade consiste na captação de esgoto apenas de fontes que não incluam efluentes provenientes de bacias sanitárias e pias de cozinha, o que diminui bastante a carga orgânica do efluente e permite, consequentemente, a adoção de processos de tratamento mais simples e de menor custo quando comparados aos processos de tratamento de esgoto. São indicadas aos empreendimentos que buscam os benefícios do reúso a partir de menores investimentos iniciais e maior facilidade operacional.

Efluentes industriais e sistemas de tratamento diversos

Cada tipo de água contaminada tem uma composição química e carga de contaminantes específica, exigindo, assim, processos de tratamento customizados. A Sharewater realiza estudos de tratabilidade e projeta estações de tratamento cuja sequência de processos é definida sob medida para cada tipo de efluente, seja para adequação da qualidade para descarte, seja para reúso.

Água de chuva

Os sistemas de aproveitamento de água de chuva são uma excelente oportunidade para a redução do consumo de água potável. São sistemas de custo relativamente baixo e especialmente indicados para empreendimentos com grandes áreas de telhados e que apresentam consumo elevado em fins que podem se utilizar de água não potável, como descargas sanitárias, irrigação, lavagem de pisos, sistemas de ar condicionado e os mais diversos processos industriais, entre outros.

A implantação dos projetos desenvolvidos pela Sharewater apresenta um custo especialmente baixo devido à otimização do dimensionamento dos reservatórios (tipicamente os elementos do sistema cuja implantação apresenta o mais alto custo) através de uma metodologia desenvolvida internamente que se utiliza da simulação computacional do sistema para a determinação do volume ótimo de reservação e da área ótima de captação, ou seja, que proporcionam o melhor retorno do investimento.

Água de superfície e subterrânea

A substituição de água da concessionária é vantajosa também para usos potáveis, uma vez que ela tende a ser mais cara que a água potável de outras ofertas. Além disso, certos empreendimentos simplesmente não contam com acesso aos serviços públicos de água e esgoto.

A Sharewater projeta sistemas de tratamento de água de superfície (rios e lagos) e subterrânea tanto para uso potável como para uso não potável. Através de suas parcerias consolidadas ao longo dos anos, atua também na perfuração de poços e execução de sistemas de captação em cursos d’água.

Gestão de estações e sistemas de tratamento

Estações de tratamento de água, esgoto ou efluentes são sistemas de alta complexidade que necessitam de operação e manutenção especializadas para o seu correto funcionamento e a manutenção da qualidade desejada para a água produzida. Conheça os serviços prestados pela Sharewater para a gestão de estações de tratamento.

Monitoramento e automação de estações de tratamento

A Sharewater desenvolve projetos completos de sistemas de monitoramento de qualidade da água e automação para todos os processos presentes nas estações, como bombeamento, sistemas de aeração, controle de nível de tanques e controle de vazões, entre outros, utilizando inclusive tecnologia própria. Estes projetos abrangem desde a vistoria e o diagnóstico dos sistemas existentes até o projeto de novos sistemas, incluindo a seleção e dimensionamento de todos os equipamentos necessários, como sensores, atuadores e sistemas de comunicação, e a implantação de sistemas supervisórios (softwares do tipo SCADA).

Operação de estações de tratamento

A partir da implantação de sistemas de monitoramento e automação, a Sharewater presta também serviços de operação de estações de tratamento, podendo desde auxiliar nos diversos processos existentes até assumir globalmente a sua operação.

Regimes de contratação

A implantação de todas as estações de tratamento projetadas pela Sharewater pode se dar através de diversos modelos de contrato:

  • Fornecimento de estudos de viabilidade.
  • Fornecimento de projetos básicos ou executivos.
  • Soluções turn-key, que incluem não só os projetos, mas também toda a execução do sistema e o comissionamento do mesmo, que é entregue ao cliente pronto para uso.
  • Soluções turn-key e posterior operação do sistema.
  • Regimes de B.O.T..

O regime de B.O.T. (build, operate and transfer, ou seja, execução, operação e transferência da tecnologia ao final do contrato) consiste em um modelo de contrato de alta atratividade ao cliente, onde a Sharewater realiza todo o investimento necessário para a implantação e operação do sistema.

Desta forma, o cliente elimina toda a necessidade de investimentos e todos os riscos inerentes à implantação e operação de certos sistemas, como por exemplo a perfuração de poços ou a execução de EPARs (Estações de Produção de Água de Reúso), que são inteiramente assumidos pela Sharewater. Neste regime, após a implantação do sistema, a operação também é de responsabilidade da Sharewater, que garante o fornecimento de água dentro dos padrões de qualidade pré-estabelecidos entre as partes.

O cliente é responsável apenas pelo fornecimento do espaço necessário à implantação dos sistemas e pelo pagamento pela sua operação de forma proporcional ao volume de água tratada. Após o término da vigência do contrato, o sistema é transferido à custódia do cliente sem nenhum custo adicional.