Conservação de água e projetos para edificações
PCA – Programas de conservação de água

Um programa de conservação de água (PCA) consiste em um conjunto de ações que visam tanto a diminuição da demanda de água, através de medidas economizadoras e do controle das perdas nos sistemas hidráulicos (troca de equipamentos sanitários, campanhas de detecção de vazamentos e monitoramento remoto da rede, por exemplo), como o aumento da oferta de água, através da captação de fontes alternativas (captação de água de poço, aproveitamento de água de chuva e tratamento de efluentes e o seu reúso, por exemplo).

Diagnóstico de redes hidráulicas e dos usos de água

O diagnóstico da rede hidráulica e dos usos da água de um empreendimento é a primeira etapa para a implantação de um programa de conservação de água. A Sharewater desenvolveu uma metodologia completa que envolve a vistoria e análise da rede hidráulica, a localização e caracterização das ofertas de água e dos pontos de consumo, a classificação dos diversos tipos de uso de água, a análise de processos e procedimentos de consumo de água, o cálculo de indicadores de consumo e o traçado do balanço hídrico do empreendimento.

Como resultado do trabalho tem-se um relatório contendo toda a análise realizada e um plano de ações onde são descritas todas as medidas que podem ser adotadas no empreendimento visando tanto a diminuição do consumo quanto a troca de ofertas de água por outras ofertas de menor custo, sejam elas potáveis ou não potáveis, indicando-se os benefícios destas medidas e a sua viabilidade e retorno dos investimentos necessários.

Ofertas alternativas de água

O abastecimento de água em edificações é geralmente feito apenas através da concessionária local. No entanto, outras formas de abastecimento podem ser viáveis, trazendo simultaneamente uma economia na conta de água e um impacto positivo na sua conservação. Estas ofertas alternativas podem ser para usos potáveis, como poços artesianos, ou para usos não potáveis, como o aproveitamento de água de chuva e o tratamento e reúso de esgoto, águas cinzas e efluentes em geral. Para maiores informações, acesse a seção Tratamento e reúso de água, esgoto e efluentes.

Monitoramento do consumo de água, energia elétrica e gás

O monitoramento em tempo real do consumo de água é a mais importante medida a médio e longo prazos visando a sua economia. Consiste na coleta automatizada, remota e em tempo real de dados de consumo, no seu armazenamento e na sua apresentação de diversas formas aos usuários. Ele permite detectar com facilidade e rapidez as mais diversas anomalias na rede hidráulica, como por exemplo vazamentos, reduzindo drasticamente o tempo de correção e gerando grande economia. Permite também o cálculo de indicadores e o traçado de perfis de consumo, auxiliando na definição e escolha das medidas economizadoras de melhor custo-benefício a serem futuramente implantadas, assim como a avaliação da efetividade das medidas já implantadas.

O monitoramento do consumo de água pode ser implementado tanto de forma independente como também como parte do diagnóstico da rede hidráulica e dos consumos de água, permitindo uma maior assertividade no cálculo de indicadores de consumo e no traçado de um plano de ações.

A Sharewater desenvolve sistemas de monitoramento de grande flexibilidade, podendo utilizar as mais diversas tecnologias de medição e de comunicação de dados (telemetria) disponíveis, incluindo-se a medição do consumo de energia elétrica e gás, o que permite a integração da medição dos diversos consumos em um ambiente de monitoramento (software) unificado.

Projetos prediais

A Sharewater realiza projetos hidráulicos prediais para diversos tipos de edificações, desde edifícios residenciais e comerciais de menor porte até grandes empreendimentos comerciais e industriais. Seus projetos são executados respeitando-se todas as normas vigentes e são utilizadas as mais modernas ferramentas tanto de simulação hidráulica, o que confere grande segurança no dimensionamento das instalações, quanto de modelagem em 3D, aumentando a qualidade global do projeto e minimizando a compatibilização com as outras disciplinas.

Os projetos hidráulicos prediais da Sharewater incluem as seguintes disciplinas:

  • Água fria.
  • Água quente.
  • Esgoto.
  • Captação de águas pluviais.
  • Irrigação.
  • Incêndio.